A IMPLEMENTAÇÃO DO PROINFO NO MUNICÍPIO DE TANGUÁ-RJ: TRAJETÓRIA E DESAFIOS
Resumo
O presente trabalho analisa a implementação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) no município de Tanguá-RJ em escolas que contemple o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). O objetivo foi verificar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ocorreram nas escolas, quais os benefícios e desafios que enfrentaram durante o processo de implementação. Trata de uma pesquisa do tipo descritiva, documental e bibliográfica. A metodologia foi teórica-empírica e de abordagem qualitativa, onde entrevistas semiestruturadas com os gestores escolares e alguns professores de três escolas foram realizadas para perceber quais dificuldades e benefícios obtiveram na implementação do ProInfo e como o uso das TIC foi desenvolvido tanto no âmbito estrutural, como no desenvolvimento do ensino aprendizagem. A partir desses métodos verificou que ocorreu a implementação do ProInfo no município de Tanguá-RJ, mas que não obteve uma continuidade em sua implementação devido a dificuldades encontradas com infraestruturas, formação continuada para os professores, entre outros.
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