Apresentação
Autores
- Mauri da Silva Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC
Biografia do Autor
-
Mauri da Silva, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC
É com imensa alegria que, a RETEC - Revista de Tecnologias, periódico da Faculdade de Tecnologias de Ourinhos-FATEC, divulga o novo número da Revista (v. 17, n. 1, 2024). O periódico se mantém firme no propósito de ser um locus transdisciplinar para divulgação de temas tecnológicos. A revista foi pensada e segue sendo um espaço para divulgação de trabalhos científicos de todas as instituições de ensino, mas que tem dedicado atenção especial para os trabalhos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (FATECs) do Estado de São Paulo, bem como os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelo Brasil.
A presente edição, como de costume, é composta por 6 (seis) trabalhos. O primeiro deles, “Comparativo de modelos de linguagem em português do Brasil: uma análise de GPT-2, gportuguese-2 e Cabrita-Lora-V0-1”, os autores Bruno Leonardo Santos Menezes, Ricardo Gomes de Oliveira, Raphael Souza de Oliveira e Erick Giovani Sperandio Nascimento comparam três modelos de linguagem treinadas a partir do português do Brasil, usando, para tanto, as métricas Sentence Textual Similarity (STS) e Recognizing Textual Entailment (RTE). São eles: o GPT-2, o GPorTuguese-2 e o Cabrita-Lora-v0-1. Como principal achado da pesquisa, os autores demonstraram os pontos fortes e fracos de cada modelo, e contribuindo para expandir o conhecimento sobre o Processamento de Linguagem Natural (NLP) em português.
No segundo trabalho, “Detecção automática de conteúdos preconceituosos utilizando técnicas de classificação de textos”, Keterly Geovana Gouveia Silva e Patrick Pedreira Silva, utilizando-se do Python, do banco de dados MySQL e do Flask Framework, juntamente com análise estatística e linguística de textos coletados, desenvolveram uma ferramenta computacional para identificação de conteúdo preconceituoso em redes sociais que permite o usuário classificar o comentário em preconceituoso ou não.
O terceiro trabalho, “Estudos de cenários para a otimização de tráfego em semáforos de três tempos: um estudo de caso uma cidade de médio porte”, os autores, Liane Mahlmann Kipper, Barbara Ruanna Loebens Garcia, André Luiz dos Santos, Jusicleiton Santos Pereira, Júlio César Padilha Kaufmann, João Carlos Furtado, usando o software flexSim, fizeram uma série de simulações em um cruzamento de fluxo intenso de veículos que utiliza semáforo de programação de lógica de três tempos. A simulação demonstrou que é possível aumentar a eficiência do tráfego urbano quando os tempos de semáforos forem adequadamente configurados.
O quarto trabalho, “Instituto Federal de Roraima: real possibilidade de atuação sobre os arranjos produtivos locais”, os autores, Elaine Ramires Pinto, Cícero Thiago Monteiro Dantas dos Reis e Luciano Monteiro do Amaral, se apropriaram dos conceitos de Arranjos Produtivos Locais (APLs) e de cluster para identificar se os objetivos concebidos ao Instituto Federal de Roraima estão em conformidade com suas possiblidades de atuação. Como resultado, a pesquisa aponta que a promessa política de criação dos IFs se baseou nas definições de clusters, já que os APLs demandam políticas públicas para fomentar suas conexões, e estas até o momento ausentes no estado.
No quinto trabalho, “Previsão do consumo de eletricidade da região sudeste: um estudo de caso utilizando modelos univariado e multivariado”, Aldino Normelio Brun Polo, José Airton Azevedo dos Santos e André Sandmann, usando os modelos de Redes Neurais LSTM univariado e multivariado, e implementados na linguagem Python, comparam o desempenho de previsão de consumo de energia elétrica do sudeste brasileiro a partir de dados fornecidos pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Com o emprego das métricas RSME (Root Mean Squared Error), MAPE (Mean Absolute Percent Error) e MAE (Mean Absolute Error), a pesquisa evidenciou, para um horizonte de 6 meses, que o modelo LSTM multivariado apresentou um melhor desempenho.
Por último, o sexto trabalho, “QS game: um jogo para ensino do algoritmo de ordenação QuickSort”, dos autores, Marieli Aparecida Ferreira Thomen, Inali Wisniewski Soares e Luciane Telinski Wiedermann Agner, desenvolveu um aplicativo com interface gráfica atrativa para facilitar e motivar a aprendizagem do método de ordenação de algoritmo.
Sempre preocupada com a transdisciplinaridade, a RETEC vem se consolidando como veículo de difusão de pesquisas produzidas pelas Instituições de Ensino Superior Tecnológico. Por isso, acreditamos que a leitura dessa edição (v. 17, n° 1) ofereça aos leitores, em especial àqueles conectados às áreas de interesse dos artigos, contribuições ao avanço do conhecimento científico.
Boa leitura!
Referências
Apresentação