NAVEGAÇÃO SATELITAL: ANÁLISE DAS REGRAS PARA A REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PBN NO BRASIL UTILIZANDO O GNS 530W

Autores

  • Matheus Pereira Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
  • Roberto Márcio dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Resumo

É de conhecimento geral que na aviação atual é indispensável a utilização de receptores de sinal de GPS, sejam ele portáteis ou integrados ao painel da aeronave. Neste artigo será investigado um receptor de sinal de satélite GPS, o GNS 530w. Foram divulgados benefícios para as tripulações onde o GNS utiliza ferramentas para auxílio de uma melhor obtenção de sinal de GPS, e assim poder utilizá-lo para operações PBN, trazendo comodidade. A utilização do sistema TAWS para alerta de proximidade com o solo, o TIS que é o serviço de informação de tráfego, informando tráfegos nas proximidades em um raio de 7 milhas. Além disso, o XM WX weather que fornece informações meteorológicas da sua rota e do seu destino em voo. Com o objetivo de investigar as regras para a realização de procedimentos PBN no Brasil utilizando o GNS 530w. Como principal conclusão, entendemos que há diferenças impostas pela Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) em relação a outros órgãos regulamentadores de aviação civil do mundo. No Brasil, para obtenção de carta LOA PBN, há muita burocracia, enquanto que no âmbito internacional o processo é simples e ágil.

 

Biografia do Autor

  • Matheus Pereira Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
    Graduando do curso de Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO
  • Roberto Márcio dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

    Mestre em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA e Mestre em Psicologia pela UFRGS, professor assistente do Curso de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC-GO.

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Publicado

2018-12-14