DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE E QUANTIDADE DE VAZIOS EM COMPÓSITOS NCF/RTM6 PROCESSADOS VIA RTM
Resumo
Uma das maiores dificuldades para se alcançar a máxima economia de peso na fabricação de componentes estruturais de aeronaves, usando compósitos avançados, é a tendência que esses materiais têm à formação de vazios e trincas no interior e na superfície dos componentes. Em aplicações aeronáuticas, os componentes estruturais requerem um rígido controle das frações volumétricas dos constituintes do compósito e o volume de vazio no compósito para estas aplicações deve ser rigorosamente controlado. Neste trabalho compósitos de matriz epóxi reforçados com NCF (tecido não tramado) processados via RTM foram caracterizados quanto a porosidade aparente e a densidade aparente através de metodologia baseada no princípio de Arquimedes e pela técnica de picnometria de hélio. As frações volumétricas dos compósitos foram determinadas pela metodologia de digestão da matriz. A técnica baseada no Princípio de Arquimedes (ASTM C830) só foi capaz de determinar os vazios presentes na superfície do compósito e devido a isso o valor encontrado foi relativamente baixo. Entretanto, a metodologia de Arquimedes pode ser perfeitamente utilizada para a determinação da densidade de compósitos poliméricos, uma vez que os valores de densidade determinados por essa técnica foram muito parecidos com os valores determinados pela técnica de picnometria de hélio. Em relação à técnica de digestão da matriz (ASTM D3171), as porcentagens de vazios encontradas nas amostras apresentaram valores aceitos para estruturas aeronáuticas (até 2%).
Referências
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