O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM MEDIANTE O USO DOS COMPUTADORES NA FATEC OURINHOS
Autores
Rosemeiry de Castro Prado
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC
Carlos Eduardo Fernandes Barreto
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC
Renato Alexandre Justo
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC
Resumo
Vários são os pesquisadores e estudiosos que se preocupam e se dedicam às teorias que envolvem o conhecimento e a aprendizagem do indivíduo. Inúmeros trabalhos vêm sendo apresentados e têm dado suas contribuições para que se possa melhor entender as transformações de caráter qualitativo no que se refere à aquisição de conceitos científicos e efetivação do saber ensinado, levando-se em conta a compreensão dos mecanismos psicológicos peculiares e complexos dos seres humanos. O uso de instrumentos e a mediação dos mesmos se tornaram alvos de estudos e, ferramentas tais como os computadores passaram a ter um papel importante no processo de ensino e aprendizagem. A integração dessas ferramentas a situações que levam ao exercício da análise e da reflexão assume importância significativa nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Deste modo, num contexto em que os docentes estão inseridos numa faculdade de tecnologia, não se pode ignorar, ou mesmo, não se preocupar com a existência de teorias acerca do uso dos computadores e a aquisição de conhecimentos e conteúdos através dos mesmos. Este trabalho tem como foco principal trazer contribuições no âmbito de atividades correlacionadas ao ensino e aprendizagem da Matemática e suas ramificações, através da utilização dos computadores como ferramentas na Fatec-Ourinhos e, dar continuidade a pesquisas futuras a serem desenvolvidas sobre o tema mencionado. Assim, o estudo em questão tem como objetivo analisar os resultados das relações entre o uso de elementos mediadores na apropriação do saber e na costrução de conhecimentos e os aspectos relevantes oriundos da relação sujeito-objeto provocados por meio da utilização dos instrumentos de aprendizagem.