COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO COLABORATIVA

Autores

  • Simone Cristina Mussio Faculdade de Tecnologia de Jahu
  • Valéria Cristiane Validório
  • Véra Maria Ferro Merlini

Resumo

Este artigo tem como objetivo proporcionar uma reflexão da competência pedagógica no Ensino Superior, tendo como meta o ensino tecnológico. Almeja, assim, destacar a importância da participação colaborativa no processo de ensino-aprendizagem, como também ressaltar a preocupação posta na formação dos profissionais dos Cursos Superiores de Tecnologia, observando como deve ser a postura de tais profissionais no mercado de trabalho, bem como dos próprios professores na forma como lecionam. Retrata a necessidade de analisar as tecnologias existentes, demonstrando, desse modo, como elas estão interligadas e são ao mesmo tempo interdependentes. E, para finalizar, faz um breve comentário sobre a pedagogia diferenciada existente nos cursos on-line a fim de destacar as características necessárias para que ocorra uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

  • Simone Cristina Mussio, Faculdade de Tecnologia de Jahu
    Graduada em Letras pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista de Bauru e Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual Paulista de Araraquara. Docente lotada na Faculdade de Tecnologia de Jahu.
  • Valéria Cristiane Validório

    Valéria Cristiane Validório – Doutora em Linguística – UNESP de São José do Rio Preto. Professora lotada na Faculdade de Tecnologia de Jahu.

  • Véra Maria Ferro Merlini
    Véra Maria Ferro Merlini – Especialista em psicopedagogia – CEUCLAR. Professora lotada na Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Downloads

Publicado

2015-09-04