CONTROLE PID SINTONIZADO POR ALGORITMO GENÉTICO PARA NAVEGAÇÃO AUTÔNOMA DE QUADRICÓPTEROS
Resumo
Veículos autônomos têm sido agentes de mudança e inovação em diversas áreas. Nos centros urbanos, têm potencial para solucionar vários problemas do transporte moderno de bens e pessoas contribuindo para o desenvolvimento de cidades inteligentes, no campo, atuam do monitoramento de plantações à fertilização do solo e na indústria desempenham tarefas tais como transporte de equipamentos. Destacam-se os veículos aéreos não tripulados, aplicáveis em monitoramento e segurança, inspeção de estruturas, atendimento médico de urgência, busca e resgate em áreas remotas, entre outros, em especial os quadricópteros, que oferecem liberdade de movimentação, capacidade de pairar no ar e facilidade de pousar e decolar de qualquer superfície plana. Estes são, entretanto, sistemas sub atuados que apresentam desafios para serem controlados. Diversas estratégias são encontradas na literatura para controlar posição e atitude de quadricópteros, sendo a mais popular o emprego de controladores PID. Todavia, a sua sintonia ainda é tarefa complicada. Este trabalho visa contribuir nesta questão. Apresenta-se a modelagem matemática do veículo, o planejamento de trajetórias exequíveis e a implementação de controladores PID que o levam a rastreá-las. A sintonia dos dezoito ganhos envolvidos é realizada por algoritmo genético e o desempenho do controlador no seguimento de trajetórias e rejeição a perturbações é comparado ao obtido com a sintonia feita pelo método de Ziegler-Nichols através de um modelo computacional. Os resultados comprovam a exequibilidade da estrutura de controle e o melhor desempenho da sintonia feita por algoritmo genético.
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