IMPACTO DA FORMAÇÃO TÉCNICA NAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Autores
Marcelo Albuquerque Schuster
Universidade Cândido Mendes – Campos dos Goytacazes
Resumo
Muitos dos alunos que estudam em um dos cursos superiores da área de informática já possuem curso técnico na mesma área. Existe a percepção preliminar de que estes alunos já técnicos poderiam ter perfil diferenciado em relação aos alunos que concluíram apenas o ensino médio tradicional. O objetivo do presente trabalho é, portanto, comparar as características destes dois grupos de alunos (técnicos e não técnicos) através de um estudo de caso numa instituição de ensino superior localizada no Espírito Santo. Foi aplicado um questionário a 200 pessoas, sendo utilizada, na maioria das questões, a escala de Likert. As análises estatísticas descritivas consistiram na obtenção das freqüências de respostas, as médias e erros-padrão. Também foram comparadas as médias dos dois grupos pelo teste t, além de se obterem as correlações entre os itens. De forma geral, percebeu-se que os alunos que têm o curso técnico são mais preocupados com a nota e com o aprendizado, têm maior facilidade em disciplinas específicas do curso, são menos reprovados, tendem mais a fazer especialização e menos mestrado e doutorado, além de terem maior proporção que trabalha em regime de tempo integral. Quanto aos resultados das correlações, percebeu-se que o item que mais fortemente influencia a satisfação geral dos alunos é a capacitação que o curso proporciona ao mercado de trabalho.
Biografia do Autor
Marcelo Albuquerque Schuster, Universidade Cândido Mendes – Campos dos Goytacazes