O USO DE INSTRUMENTOS INTERATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Autores
Rosemeiry de Castro Prado
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
Renato Alexandre Justo
Resumo
A busca por meios para incentivar e motivar o aprendizado da Matemática, que por décadas foi tido como entediante, tem aproximado diversos docentes das áreas da educação e dos meios tecnológicos. O uso de instrumentos interativos e a mediação dos mesmos foram alvos de vários estudos e ferramentas como computadores e os jogos digitais têm tido um papel importante no processo de ensino e aprendizagem. A interatividade inerente a esses instrumentos pode auxiliar nas tarefas propostas em sala de aula, bem como amenizar dificuldades encontradas no processo de aquisição de conhecimentos científicos, visto que podem criar situações que simulem o ambiente real. Tais instrumentos também podem ser usados para permitir agilidade na realização das tarefas, como construção de gráficos ou exploração de fórmulas complexas, proporcionando que o aluno seja capaz de analisar e concluir mediante a relação direta com o objeto e os seus resultados obtidos. Levantam-se questões também acerca do trabalho e do papel do professor como o mediador desses instrumentos, assumindo a responsabilidade de adequar de forma ideal sua disciplina com as ferramentas utilizadas na tentativa de construir situações de aprendizagem. O emprego de instrumentos na sala de aula é um tema importante visto que suas contribuições estão relacionadas com atividades criadas para o ensino de disciplinas como o da Matemática e suas ramificações e, além disso, conteúdos digitais podem ser acessados de qualquer lugar, fornecendo uma escola virtual de tempo integral. Assim, o interesse por tal tema possibilitou a realização desta pesquisa que dará continuidade a outras, bem como abrirá caminhos para próximos trabalhos sobre o assunto abordado. Destarte, o estudo em questão tem como objetivo analisar os instrumentos mediadores do ensino-aprendizagem que podem ser usados na construção do saber.