SISTEMA WEB PARA A GESTÃO ACADÊMICA JUNTO À COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (CAE) DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS SANTO ÂNGELO
Resumo
O Instituto Federal Farroupilha - campus Santo Ângelo tem enfrentado desafios no que se refere à adequação do sistema de gestão estudantil. Embora o SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) seja a ferramenta oficial em uso, sua complexidade e a falta de algumas funcionalidades têm resultado em uma baixa adesão por parte dos profissionais de ensino, comprometendo a eficácia no registro e no acompanhamento das atividades acadêmicas. Essa situação tem gerado o uso recorrente de métodos informais e não documentados de comunicação entre os profissionais da instituição, o que compromete a integridade dos registros e a qualidade da gestão acadêmica. Diante desse contexto, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma plataforma web específica para a gestão acadêmica junto à Coordenação de Assistência Estudantil - CAE do IFFar - campus Santo Ângelo. A solução proposta busca simplificar o registro de ocorrências disciplinares e o acompanhamento do desempenho acadêmico dos discentes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, melhorando a usabilidade e a eficiência do sistema em comparação com a ferramenta atual. Constituem os objetivos deste trabalho: o levantamento de requisitos junto aos usuários, a modelagem e o desenvolvimento do sistema. Por fim, tem-se como objetivo disponibilizar a ferramenta, promovendo uma gestão acadêmica mais eficiente, com registros de ocorrências formalizados e uma comunicação mais integrada entre os profissionais.
Referências
FABA, W. L. SIGOES - Sistema de Gerenciamento de Ocorrências Escolares, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Software) - Universidade Federal do Amazonas-UFAM, Itacotiara-AM, 2022. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/bitstream/prefix/6166/2/TCC_WisleyLima.pdf. Acesso em: 07 jul. 2025.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2012. 141 pp. ISBN 9788530808280.
LEITE, L. S. Tecnologia Educacional. 3. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2009.
MARENA, A. H. Z.; ROCHA, L. B. A. S.; ALVARENGA, M. S. Dona Jota: site de gestão escolar infantil, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) - Escola Técnica Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto/SP, 2022. Disponível em: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11727. Acesso em: 07 jul. 2025.
PAIS, L. C. Educação Escolar e as Tecnologias da Informática. 1. ed. Belo Horizonte, Minas Gerais: Editora Autêntica, 2010.
PRIMO, J. E. T.; LUZ, L. P. Kazooie - Proposta de uma ferramenta para gestão escolar. Revista e-F@tec, Garça, v. 11, n. 1. dez. 2021. Disponível em: http://ric.cps.sp.gov.br/bitstream/123456789/7080/1/Juan%20Eduardo%20Teixeira%20Primo%3b%20Larissa%20Pavarini%20da%20Luz%20-%20Kazooie%2c%20proposta%20de%20uma%20ferramenta%20para%20gest%c3%a3o%20escolar.pdf . Acesso em 07 jul. 2025.
SANCHO, J. M.; HERNANDEZ, F. Tecnologias para Transformar a Educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
MOSHE, T. A case of the impact of school administration computerization on the departmennt head’s role. Journal of Research on Computing in Education, 31(4), pp. 385– 401, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08886504.1999.10782261. Acesso em: 07 jul. 2025
VISSCHER, A.; WILD, P. The potential of information technology in support of teachers and educacional managers managing their work environment. Education and Information Technologies. v. 2, p. 263–274, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1023/A:1018625600131 . Acesso em: 07 jul. 2025.