DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DOS PROFISSIONAIS PARA AS AUDITORIAS DE NORMAS ISO

Autores

  • Samara Casali Malonn Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
  • Jessé Silveira Machado Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
  • Rogério Correa Turchetti Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
  • Simone Regina Ceolin Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
  • Leila Maria Araújo Santos Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
  • Renato Preigschadt de Azevedo Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Resumo

Com a crescente busca por altos padrões de qualidade, as empresas têm procurado certificações em normas International Organization for Standardization (ISO). Neste viés, faz-se necessário que o mundo do trabalho ofereça profissionais mais capacitados e aptos para uma auditoria de sistema de gestão. Porém, o que ocorre é que a forma como desenvolvem esses trabalhadores é através de cursos engessados, que não permitem uma imersão no mundo real, tendo pouca possibilidade de vivenciar a ligação da teoria com a prática. Logo, uma possível solução ao problema é desenvolver jogos com base em uma gamificação didática, que possibilite o colaborador enxergar a sua realidade respondendo e entendendo a prática e testando seus conhecimentos antes da temida auditoria. Considerando as dificuldades mencionadas, o presente trabalho propõe a elaboração de um protótipo que simula um ambiente de auditoria, fundamentando-se nas etapas de desenvolvimento de videogames. Este protótipo permitirá a criação e simulação de um ambiente de auditoria, por meio de perguntas e respostas, sendo o contexto de trabalho uma empresa fictícia composta por seis setores: recursos humanos, marketing, qualidade, compras, administrativo e diretoria. Os colaboradores desses setores responderão como se estivessem sendo auditados, apresentando evidências e outras situações relacionadas às normas pertinentes. Além da ambientação proposta, serão incorporados os principais elementos de um jogo educativo, no qual o jogador será apresentado a uma narrativa referente aos setores, interações, objetivos e um progresso visual, que evidenciará seu avanço dentro do escopo de uma auditoria.

Biografia do Autor

  • Samara Casali Malonn, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

    Administradora de empresas, com Formação de Professores pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pós-graduada em Gestão de Marketing Organizacional pela FAEL e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Já atuou como docente, palestrante e tutora em cursos profissionalizantes, técnicos e de graduação, presencialmente e a distância. No último emprego, atuou como responsável pelos setores de qualidade e marketing em um grupo de concreteiras constituído por mais de 14 unidades. Na área da qualidade, era responsável pelo mapeamento e modelagem do AS IS e do TO BE dos processos, realizava treinamentos e implementava programas de gestão voltados para a melhoria contínua, assim como o desenvolvimento e acompanhamento do compliance e integridade. Na área de marketing, era responsável pela gestão das redes sociais do Grupo e criação de artes.

  • Jessé Silveira Machado, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

    Possui graduação em Redes de Computadores pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.

  • Rogério Correa Turchetti, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

    Possui graduação em Sistemas de Informação (UFN 2001), mestrado em Engenharia de Prod. ênfase em Tec de Informação (UFSM 2006) e doutorado em Informática (UFPR 2017). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria, atuando nos cursos de graduação em computação (presencial e EaD) e no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: tolerância a falhas, redes de computadores, redes definidas por software, funções virtualizadas de rede e programação em blocos. 

  • Simone Regina Ceolin, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

    Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2001), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de York - Reino Unido (2011). Tem experiência nas áreas de processamento de imagens, matemática computacional, visão computacional e reconhecimento de padrões. Atualmente é professora Associada no Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (CTISM-UFSM). Participou do projeto do sistema de simulação para o ASTROS (Sis-ASTROS) onde focou na idealização e desenvolvimento do treinamento baseado em computador CBTs (TBCs). A mais de dez anos vem trabalhando nas área de processamento de imagens e visão computacional focando em aplicação práticas de Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista (MR).

  • Leila Maria Araújo Santos, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

    Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria.Atua no Programa Especial de Graduação para EPT (PEG) e no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT), e é líder do grupo de pesquisa Metodologias Ativas para EPT, desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de Metodologias Ativas no Ensino, Praticas Inovadoras de ensino, Tecnologias Educacionais e Educação Profissional e Tecnológica.

  • Renato Preigschadt de Azevedo, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

    Doutor em informática pelo Programa Doutoral em Informática (PDInf) na Universidade do Minho, em Portugal. Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Franciscano (2008) e mestrado em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Redes de Computadores, Segurança e Processamento de Linguagens, atuando principalmente nos seguintes temas: question and answer systems, domain-specific languages, segurança. 

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Publicado

2025-07-21