DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DOS PROFISSIONAIS PARA AS AUDITORIAS DE NORMAS ISO
Resumo
Com a crescente busca por altos padrões de qualidade, as empresas têm procurado certificações em normas International Organization for Standardization (ISO). Neste viés, faz-se necessário que o mundo do trabalho ofereça profissionais mais capacitados e aptos para uma auditoria de sistema de gestão. Porém, o que ocorre é que a forma como desenvolvem esses trabalhadores é através de cursos engessados, que não permitem uma imersão no mundo real, tendo pouca possibilidade de vivenciar a ligação da teoria com a prática. Logo, uma possível solução ao problema é desenvolver jogos com base em uma gamificação didática, que possibilite o colaborador enxergar a sua realidade respondendo e entendendo a prática e testando seus conhecimentos antes da temida auditoria. Considerando as dificuldades mencionadas, o presente trabalho propõe a elaboração de um protótipo que simula um ambiente de auditoria, fundamentando-se nas etapas de desenvolvimento de videogames. Este protótipo permitirá a criação e simulação de um ambiente de auditoria, por meio de perguntas e respostas, sendo o contexto de trabalho uma empresa fictícia composta por seis setores: recursos humanos, marketing, qualidade, compras, administrativo e diretoria. Os colaboradores desses setores responderão como se estivessem sendo auditados, apresentando evidências e outras situações relacionadas às normas pertinentes. Além da ambientação proposta, serão incorporados os principais elementos de um jogo educativo, no qual o jogador será apresentado a uma narrativa referente aos setores, interações, objetivos e um progresso visual, que evidenciará seu avanço dentro do escopo de uma auditoria.
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