AEROELASTICIDADE:

UMA BREVE REVISÃO

Autores

  • Diego Paes de Andrade Peña Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma metodologia prática de revisão da literatura sobre a aeroelasticidade de dez artigos científicos, visando identificar qual a metodologia a ser utilizada para uma melhor caracterização do fenômeno da aeroelasticidade numa semi-asa. A metodologia utilizada na revisão foi realizar a pesquisa através de páginas eletrônicas do Portal de Periódicos Capes, Google Acadêmico, além de jornais, congressos e conferências sobre o tema. Obtém-se como resultados as metodologias utilizadas pelos autores dos artigos pesquisados, suas abordagens aos problemas e também suas revisões teóricas, além de formas de obter resultados significativos do estudo da aeroelasticidade no ramo da Engenharia Aeronáutica. Observou-se que na aeroelasticidade utiliza-se vastamente o recurso de simulação computacional, devido ao baixo custo e rápidos resultados. Além disso, os autores pesquisados utilizaram, em sua maioria, pacotes de programa prontos. Obtendo um resultado próximo e satisfatório em comparação a teoria de métodos numéricos aeroelásticos, aliado a um resultado rápido. O resultado obtido foi a metodologia e os principais parâmetros a serem determinados numa análise aeroelástica. Inicialmente realizar uma análise modal, obtendo frequências naturais e modos de vibração da estrutura, analisar o comportamento dos fenômenos flutter, divergência, reversão de comandos e, no caso de uma alteração de projeto, verificar integridade estrutural e a constatar realmente o resultado esperado.

Biografia do Autor

  • Diego Paes de Andrade Peña, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

    Mestre e Engenheiro Mecânico pela UFCG e Doutorando no PPGEM-UFPB, trabalhou na indústria na Acumuladores Moura (Belo Jardim/PE) com gestão de projetos de ampliação da capacidade produtiva e na Samsung Eletronics (Manaus/AM) como Engenheiro de Processo e Engenheiro de Produto na fabricação de celulares e tablets (HHP Handheld Phones). Na Academia, atuou como Professor do Magistério Superior-Substituto na UFERSA (Caraúbas/RN), é membro do quadro efetivo de docentes do curso de Engenharia Mecânica da UFMA (São Luís/MA) e atualmente está em exercício no Departamento de Engenharia Mecânica da UFPB (João Pessoa/PB) atuando nas áreas de Projetos Mecânicos e Térmica e Fluidos. Pesquisa as áreas estrutura, mecânica dos fluidos, bombas de cavidades progressivas, aerodinâmica e aeroelasticidade com simulação da interação fluido-estrutura por meio da dinâmica dos fluidos computacional (CFD) e da dinâmica estrutural computacional (CSD) e melhorias do setor de aviação de forma a otimizar pousos e decolagens de aeronaves.

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Publicado

2025-03-10