UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR SOBRE O CONTINENTE AFRICANO ATRAVÉS DA SÉTIMA ARTE
Resumo
O presente artigo faz um relato e apresenta considerações acerca de uma experiência pedagógica realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Boa Vista Zona Oeste (IFRR – CBVZO), que teve como objetivo fomentar o debate acerca da educação para as relações raciais e ampliar a discussão sobre interdisciplinaridade a partir da realização de atividades integradoras das disciplinas de Geografia, História e Língua Portuguesa. A experiência foi resultado do projeto "África: um diálogo interdisciplinar através da sétima arte", executada nos anos de 2018 e 2019. O projeto foi desenvolvido em cinco fases, que consistiram em pesquisa bibliográfica e seleção de filmes; mostra de filmes; elaboração de produções textuais pelos estudantes e posterior correção, avaliação e análise; realização de debates; e pesquisa de outros temas correlacionados seguida de apresentação dos resultados em eventos realizados na instituição. A partir desses procedimentos constatou-se que o projeto foi uma atividade que interligou, relacionou e debateu sobre as relações entre África e Brasil em diferentes cenários e periodicidades e permitiu iniciar a adoção de práticas de educação para as relações raciais e apontar necessidades de desenvolvimento de forma sistemática de programas de letramento racial e cinematográfico no contexto do estado de Roraima.
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