DESENVOLVIMENTO DE AGENTES INTELIGENTES EM JOGOS DE TABULEIRO DIGITAIS ATRAVÉS DE ALGORITMO GENÉTICO

Autores

  • Daniel Francisco Pegorin CENTRO UNIVERSITÁRIO SAGRADO CORAÇÃO
  • Renan Caldeira Menechelli Centro Universitário Sagrado Coração-UNISAGRADO
  • Patrick Pedreira Silva Centro Universitário Sagrado Coração

Resumo

Apresenta uma técnica de desenvolvimento de agentes inteligentes para jogos de tabuleiro digitais de soma-zero com personagens bem definidos. Essa técnica seleciona simultaneamente diversos conjuntos de pesos para uma busca gulosa local de agentes em uma competição por meio de um algoritmo genético específico. Aplica um modelo competitivo e comparativo desenvolvido para avaliar populações, bem como para reorganizar o fluxo do algoritmo genético visando um sistema competitivo. A técnica mostra um aumento progressivo no desempenho de tarefas específicas e comuns realizadas por agentes de diferentes personagens de forma eficiente. Para tanto, a abordagem não depende de partidas reais de jogos e, em função das mudanças no design do jogo, apresenta menos retrabalho para as equipes de desenvolvedores em relação a outras técnicas de inteligência artificial disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Francisco Pegorin, CENTRO UNIVERSITÁRIO SAGRADO CORAÇÃO
    Possui graduação em Jogos Digitais pelo Centro Universitário Sagrado Coração (2020). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Jogos Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmo genético, jogo de tabuleiro digital e inteligência artificial.
  • Renan Caldeira Menechelli, Centro Universitário Sagrado Coração-UNISAGRADO

    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sagrado Coração (2009) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é Gerente de Tecnologia, Coordenador EaD, Professor auxiliar e coordenador do curso superior de Jogos Digitais, Área de Exatas e Aplicadas do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO). Tem experiência na área de Gestão do Ensino Superior e atuação em Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Imagens Médicas, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento e segmentação de imagens digitais, Java, câncer de mama e redes neurais artificiais.

  • Patrick Pedreira Silva, Centro Universitário Sagrado Coração

    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2003) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP - 2021) - área de concentração: Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas. Trabalha atualmente como professor no UNISAGRADO - Centro Universitário Sagrado Coração. Já lecionou nas seguintes instituições: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial.

Referências

ADAMS, E. Fundamentals of Game Design. 3. ed. USA, New Riders Publishing, 2014.

BOARD GAME. In: Cambridge Dictionary. Cambridge University Press. Disponível em <https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/board-game>. Acesso em: 01 jul. 2021.

HOLSCH, W. L. Electronic strategy game. Encyclopædia Britannica, inc. jul. 2018.

Disponível em < https://www.britannica.com/topic/electronic-strategy-game>. Acesso em 26 fev. 2020.

LINDEN, R. Algoritmos Genéticos, 2 ed.. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.

NOVAK, J. Desenvolvimento de Games. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

ROLLINGS, A.; ADAMS, E. Andrew Rollings and Ernest Adams on Game Design. 1. Ed. USA, News Riders Publishing, 2003.

RUSSELL, S. J.; NORVIG, P. Inteligência artificial. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

VAN VALEN, L. A new evolutionary law. Evol. Theory. v. 1, n. 1, p. 5, 1973.

Downloads

Publicado

2022-10-11