COMPARAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ANÁLISES DO TEOR DE UMIDADE NA POLIAMIDA 6.6
Resumo
A poliamida (PA) 6.6 apresenta um conjunto de propriedades físico-químicas que a posiciona, no campo de aplicação, entre os materiais mais nobres, técnicos e versáteis da sociedade contemporânea. Sendo assim, o intuito desse trabalho é demonstrar uma comparação entre valores obtidos durante uma titulação Karl Fischer e a utilização de uma balança termogravimétrica, realizadas para determinação do teor de umidade e assim, definir qual método é o mais apropriado para tal finalidade. A utilização da balança termogravimétrica é uma técnica baseada na monitoração da perda de massa de uma amostra em função da temperatura e do tempo, em um ambiente de temperatura controlada, portanto, outras substâncias voláteis podem interferir na medição do teor de umidade. Para solucionar este problema utilizamos o método de Karl Fischer, para trabalhar a retenção da umidade, o reagente Karl Fischer, possibilitando que a medição possa ser realizada e relacionada apenas com o teor de umidade na amostra analisada, uma vez que o reagente de Karl Fischer reage somente com a água contida no material em questão.Referências
BRUTEL, P.; SHLINK, R. Water Determinatiom by Karl Fischer Titration, Metrohm Ion analysis.
CANEVAROLO, S. V. Técnicas de caracterização de polímeros. São Paulo: Artliber, 2017.
EVANGELISTA, V. F. Modelagem e simulação do processo industrial de polimerização em estado sólido do poli (tereftalato de etileno) e do nylon 66. Tese de Doutorado em Engenharia Química. Rio de Janeiro: COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2010.
FACTORI, I. M. Processamento e propriedades de compósitos de poliamida 6.6 reforçada com partículas de vidro reciclado. Dissertação de Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 2009.
FERNANDES, R.; SANTO, A. E. Comportamento das Propriedades Físicas da Poliamida 6.6 (nylon 6.6) após a reciclagem. Anais do XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. Salvador. 2009.
PAGE, I. B. Polyamides as engineering thermoplastic materials. United Kingdom: RAPRA Technology; 2000.