PROEJA E A REFORMA DO CURRÍCULO: EDGAR MORIN E A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR
Resumo
Este trabalho busca apresentar conceitos elementares da teoria sobre o Pensamento Complexo proposto por Edgar Morin e suas relações com os processos de formação curricular do ensino integrado profissionalizante em nível médio na modalidade PROEJA. Por meio de princípios teorizados para a educação geral procurou-se demonstrar um paralelo entre as proposições do escritor francês no que se refere à conexão dos saberes e as práticas pedagógicas aplicadas na educação do trabalhador. Dessa forma, são discutidos elementos fundamentais ao campo da educação com ênfase na organização do currículo integrado como ferramenta de integração entre trabalho, ciência e cultura com o objetivo de destacar a importância de se desenvolver a prática de conexão de conhecimentos pertinentes a formação humana e técnica na formação da autonomia intelectual por parte dos trabalhadores. Por meio de proposições contextualizadas aos cenários comuns desta modalidade de ensino são apresentados eixos temáticos que podem colaborar para a reforma do pensamento pragmático necessário à organização estrutural em consonância às propostas de flexibilização de sua oferta com o objetivo de se alcançarem melhores resultados de sua aplicaçãoDownloads
Publicado
2015-09-04
Edição
Seção
Artigos