ADS-B: CUSTO-BENEFÍCIO PARA A AVIAÇÃO GERAL BRASILEIRA
Resumo
A segurança operacional, os recursos, as facilidades, a automação e a redução da carga de trabalho do piloto, são alguns dos benefícios que a tecnologia consegue oferecer para a aviação. Uma das mais relevantes tecnologias incorporadas à aviação é a Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B), um sistema que proporciona várias funcionalidades, tanto para o controle de tráfego aéreo, quanto para os pilotos. Este trabalho investigou a relação custo-benefício da instalação e operação do ADS-B, tanto para operadores de aeronaves da aviação geral brasileira, quanto para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Comparou-se o serviço de vigilância Serviços de Tráfego Aéreo (ATS), baseado nos radares de vigilância ATS, que é usado atualmente no Brasil, com o serviço de vigilância ATS baseado no ADS-B, incluindo suas funcionalidades. O trabalho apontou as vantagens e desvantagens que o ADS-B proporciona para o DECEA e para os operadores, implicando na melhoria da segurança de voo. Foi analisado o custo-benefício da instalação do ADS-B nas aeronaves mundialmente e principalmente no Brasil, considerando a atual infraestrutura de vigilância ATS do país. Dessa forma, identificou-se que o Brasil não possui ainda uma infraestrutura ADS-B instalada, com exceção da Bacia de Campos, onde, existe a previsão para início das operações, segundo o DECEA no ano de 2018. Assim, pode-se concluir que a instalação de equipamentos ADS-B nas aeronaves não é vantajosa para os operadores.
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