Criação de um jogo educativo sobre a coleta e o destino dos resíduos
Autores
Elaine Pasqualini
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
Sílvia Helena Santos
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
Viviane Bartholo Potenza
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
Reinaldo Bezerra Alves
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
Giovana Fátima Redondo
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
Resumo
Com o crescente aumento na produção de lixo e consequentemente seu acúmulo, surgiu a necessidadede identificar a coleta e o destino de resíduos. O objetivo do trabalho foi criar um jogo educativo sobre a coleta e o destino dos resíduos destinado aos alunos do ensino fundamental. Foi utilizado o modelo Extreme Programming para o desenvolvimento, com elaboração de conteúdos, publico alvo e storyboard. Como resultado, foi desenvolvido o jogo por meio de uma linguagem de programação. O usuário do jogo deve se locomover em diversos estabelecimentos como residência, hospital, sítio e indústria e em cada um deles há uma missão de coletar os resíduos e colocá-los nos locais corretos. Concluiu-se que o jogo pode ser uma ferramenta para conscientizar os alunos sobre a maneira correta de descartar os resíduos, contribuindo para uma maior consciência ambiental.
Biografia do Autor
Elaine Pasqualini, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Sílvia Helena Santos, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Viviane Bartholo Potenza, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Reinaldo Bezerra Alves, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Giovana Fátima Redondo, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas