UMA PRÁTICA EM SALA DE AULA ENVOLVENDO O DOCENTE - O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Autores
Aline Mendes Vasco
Marília A. Amaral
UTFPR Curitiba-PR
Resumo
A realidade das tecnologias educacionais exige capacitação docente para tornar o professor apto a utilizar os recursos informáticos de maneira a agregar benefícios em suas aulas. Os Objetos de Aprendizagem digitais oferecem a facilidade para o trabalho com conteúdos escolares no ambiente informatizado, porém a sua aplicação requer que o professor tenha familiaridade com a tecnologia, o que em alguns casos pode ser considerado um problema. Para minimizar esta lacuna, esta pesquisa descreve um método que fomentou a participação dos professores de forma significativa nos Objetos de Aprendizagem. Posteriormente estes professores divulgam os Objetos Digitais entre seus pares, utilizando a internet como canal de comunicação. Para dar suporte aos docentes que não participaram diretamente da implementação foram realizadas capacitações com documentos criados especificamente para amparar os docentes no processo de aplicação dos Objetos de Aprendizagem digital. As capacitações apresentaram aos docentes todos os conteúdos dos Objetos de Aprendizagem, além de seus padrões, pontos motivacionais, e seus conteúdos teóricos. Os materiais criados foram importantes instrumentos de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Até o presente momento estão envolvidos dezenove professores nesta dinâmica de utilização de Objetos de Aprendizagem. Os resultados obtidos e analisados, provaram que o uso de Objetos de Aprendizagem teve maior frequência entre professores que participaram das capacitações.