O USO DA REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO: ESTUDO DE USO DE JOGOS VIRTUAIS
Autores
Pâmela Cristina Fernandez
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - SP (FATECOU)
Juliana Araújo Carneiro
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - SP (FATECOU)
Maristela Raymundo
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - SP (FATECOU)
Sérgio Roberto Delfino
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - SP (FATECOU)
Resumo
Este artigo tem por objetivo abordar os temas respectivos a jogos educativos e Realidade Aumentada, e também apresentar trabalhos já desenvolvidos relacionados a jogos educativos e os resultados obtidos através destes que aparentemente são satisfatórios. Tendo em vista esses aspectos e as pesquisas desenvolvidas baseadas nesses assuntos, é possível salientar que os jogos educativos são utilizados por educadores por se tratar de uma ferramenta que auxilia na concentração e motivação necessária para a aprendizagem. Existem diferentes tipos de jogos educativos, como jogos de construção, treinamento, aprofundamento e estratégico, onde cabe ao educador escolher o que mais se adequa as suas necessidades. Com os avanços tecnológicos a informática cresce rapidamente e está presente em todas as áreas de conhecimento, inclusive na educação, auxiliando no processo de ensino - aprendizagem, pois torna o processo mais interessante. Um dos mecanismos mais apreciados são os jogos computacionais, que podem desenvolver diferentes habilidades, como a de leitura na tela do monitor e o manuseio do mouse. A utilização dos jogos educativos na informática com o advento da Realidade Aumentada possibilita aos educadores mostrar de forma mais atraente, dinâmica e ao mesmo tempo agregando o mundo real ao mundo virtual, aos alunos o conteúdo ensinado em sala de aula. A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite uma interatividade maior dos usuários com os jogos computacionais, pois não se limita apenas no mouse ou teclado, mas também na manipulação direta com as mãos através de elementos simples como placas, cubos de papel e marcadores.