A IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA E O SEU IMPACTO NO COTIDIANO ESCOLAR
Autores
Marta Henrique da Silva
UFPE
Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho
UFPE
Resumo
A pesquisa aborda o cotidiano escolar em relação ao uso do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem. A expansão da educação a partir da utilização dos recursos tecnológicos, especificamente o uso do computador, tem ocorrido de forma rápido nos últimos anos. A implantação dos Laboratórios de Informática no estado de Pernambuco aconteceu de forma planejada e organizada. Contudo, se faz necessário entender como essa implantação influencia o cotidiano escolar. Esta pesquisa tem por objetivo insvestigar os mecanismos relativos à gestão e uso dos laboratórios de informática no cotidiano escolar de duas escolar públicas do recife. A pesquisa é de cunho qualitativo por possibilitar uma análise mais aprofundada do campo estudado a partir do uso de observações e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados são apresentados tomando-se como base a contextualização das escolas e as observações realizadas nos laboratórios de informáticas de ambas as escolas, seguidas das entrevistas com cada participante. Os participantes da pesquisa acreditam que o laboratório de informática é um espaço importante na escola e que é necessário que os educadores incluam o seu uso efetivo no processo ensino-aprendizagem. Em particular, os professores de matemática de ambas as escolas reconhecem a potencialidade do computador como ferramenta pedagógica, todavia, não inserem o uso do laboratório de informática nos seus planejamentos de ensino. Destaca-se a ausência de estratégias explícitas voltadas à implementação de ações mais efetivas quanto ao uso dos espaços dos laboratórios no cotidiano escolar das escolar pesquisadas e conclui-se que equipar as escolas com computadores não é o suficiente, faz-se necessário fomentar o seu uso em situações didáticas.