A UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES COMO UMA FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Ana Lúcia Fernandes Freire SOCIESC Educação e Tecnologia
  • Rosana S. Junkers Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI/ SC

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar um estudo bibliográfico sobre os benefícios da utilização dos recursos da informática no processo de ensino e aprendizagem. Muito se tem pesquisado e escrito nesses últimos anos, em termos do uso de computadores como instrumento de mediação no processo de ensino aprendizagem. No entanto, ainda há dúvidas sobre a utilização dessa ferramenta no ambiente educacional tanto no que se refere aos efeitos dessas, no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, como também nas formas de se utilizar tais instrumentos nas salas de aula. Dessa forma, o uso do computador de forma lúdica e interativa é o foco desse estudo, principalmente levando-se em consideração a sociedade tecnológica em que vivemos e as necessidades de formação integral do sujeito no ambiente escolar. Para o desenvolvimento desse estudo segue-se os pressupostos teóricos de autores tais como: Dowbor [1], Vygotsky [13], Valente [11], Oaklander [5], Papert [6], Freire [2], entre outros.

Downloads

Publicado

2013-06-07

Edição

Seção

Artigos