GESTÃO DO CONHECIMENTO E COMUNIDADES DE PRÁTICA UM ENFOQUE A PARTIR DAS TICS
Resumo
Assim como as tecnologias estão cada vez mais presentes nas organizações, a gestão do conhecimento passou a ter um papel fundamental para uma gestão eficaz. O presente artigo trata sobre a relação indissociável que existe entre gestão do conhecimento, comunidades de prática e as redes sociais. A análise dessa relação permite observar como as Tecnologias de Informação e Comunicação facilitaram o acesso, o compartilhamento e a distribuição das informações nas organizações. Com isso, destaca-se a aplicabilidade nas redes sociais de três aplicativos do Facebook, os quais podem ser utilizados como ferramentas em comunidades de prática. Sendo assim, essas ferramentas também serão desenvolvidas para diferentes plataformas tecnológicas, que permitirá uma interação maior entre organizações e seus colaboradores, parceiros e inclusive seus clientes. Portanto a utilização responsável dessas tecnologias e dos dados gerados por estas ferramentas podem proporcionar uma melhor qualidade na gestão do conhecimento organizacional, mas não podem ser vistas como o principal ingrediente. É a interação entre as pessoas que permite o desenvolvimento e aprendizagem nas organizações, impulsionando o processo criativo.